terça-feira, fevereiro 22, 2011

O TROFÉU PESSOAL, O EMAGRECER E O STRESS

Muitas pessoas imaginam que o emagrecer dependa apenas da redução da quantidade de alimentos ingeridos ou de exercícios, o que é um ledo engano.

O que mais importa no emagrecimento ou engorda, é a qualidade de vida a qual você submete seu corpo. Nossas glândulas supra-renais monitoram o dia a dia tentando nos proteger de agressões e riscos, produzindo hormônios que permitam nos defender.

Estilos de vida que impõem um corre-corre constante, numa sucessão de obrigações intermináveis com a casa, filhos, trabalho, contas, esposo(a)e demais compromissos, são considerados pelas supra-renais como agressão ao corpo e portanto, passíveis de reação imediata. Com isso, ela libera vários hormônios (adrenalina, aldosterona, etc) com atenção especial para o cortisol, que se torna elevadíssimo, aumentando a retenção de líquido, com mudanças de humor, estados depressivos, agressividade, impaciência, dificuldades do sono, aumento da fome, absorção e estoque de qualquer alimento ingerido, com consequente engorda.

Acrescentar uma dieta num cenário destes ou mesmo esforço físico em uma ginástica, só sinalizaria às supra-renais que a agressão ao corpo aumentou, pela impressão que está faltando comida onde o indivíduo vive, além do aumento do sacrifício do corpo pelos esforços dos exercícios, o que muitas vezes produz aumento de peso e não perda durante as dietas e ginástica, frustrando tantos esforços.

O que é necessário, na verdade, é produzir um intervalo diário (afinal, você está vivo todos os dias, não apenas nos fins de semana ou nas férias), de pelo menos uma hora por dia, para fazer algo que não é uma obrigação, mas um desejo pessoal.

O que quer que seja feito, deve ser manual (algo deve ser criado nesta hora), para que o foco da atenção se mantenha ativo em algo que não é uma obrigação ou compromisso. Deve-se estabelecer um envolvimento e interação, como num hobby.

E nada de permanecer espectador passivo em frente a uma TV, cinema ou apenas lendo nesta hora. Passatempos não contam aqui (o nome já diz tudo, eles só passam o tempo)!

Produzir um “troféu pessoal”, uma realização onde se possa focar a atenção, é essencial para lembrar que somos mais do que um poço de obrigações. Cada troféu realizado o lembrará de algo que deu certo, aumentando sua auto-estima e reconhecimento do próprio valor (ponha o que quer que você realize, em um lugar visível para si mesmo).

Durante este "intervalo de uma vida corrida", o sistema adrenérgico perceberá que você faz algo por que deseja e não porque é obrigado, suspendendo então o "módulo de batalha diário", com natural queda dos hormônios do stress e suspensão das ordens de estocar alimentos para emergências.

Produzo meus "troféus pessoais todos os dias, os quais me lembram que eu não sou apenas uma função e minha vida não se resume a uma sucessão de obrigações, mas também é um exercício diário, consciente, de minha própria vontade e desejo. E a cada troféu que produzo para mim, reafirmo meu próprio valor e capacidade.

Faça o mesmo você também e emagreça com muito prazer, além de fazer as pazes com o seu corpo, sua tranqüilidade e valor. Faça valer cada um de seus dias! Suas supra-renais agradecerão.

Lucio Abbondati Junior

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

No 6 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 14 e 15

Seguem aqui as duas últimas atividades, das quinze que sugerimos para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro, em nossa última palestra “O Cérebro do Prazer – A conexão Criativa”. Bom proveito e muito prazer a todos:

Atividade 14: Faça suas “Felicitações de Ano Novo”

No Oriente é costume escrever em pedaços de papel vermelho felicitações para o ano que começa. São como os marcadores de livros que geralmente usamos aqui, só que lá são feitos em papel vermelho – que é a cor da fortuna e da felicidade para eles – e escrito em tinta dourada com votos de fartura e prosperidade. As pessoas costumam fazer os seus e penduram em árvores nos escritórios e residências. É um costume bacana e as árvores ficam lindas, enfeitadas e o vento quando bate, espalha as boas novas. A idéia aqui é fazer o mesmo, só que usando papéis coloridos conforme o gosto de cada um. Pode-se escrever apenas uma palavra ou várias, uma mensagem, talvez. E claro, no Natal aqui em casa, aproveitamos a árvore e todos os amigos e parentes para compartilhar dessa delicadeza da alma. Capriche e chame as crianças para participarem da atividade, que vai se transformar numa deliciosa brincadeira.

Atividade 15: "Copie, torça, transforme, reinvente"

Uma maneira interessante de resgatar a amplitude mental e incrementar a criatividade é fazer uma releitura de algo que já existe. Por exemplo, pegue a cópia de uma pintura ou estátua famosa – “A moça do brinco de pérola”, “O nascimento de Vênus”, “Os girassóis”, “O pensador”, “A Vênus de Milo” e etc.; enfim, uma que lhe agrade e tente modificá-la. Pode copiar uma parte, mudar a cor da outra, acrescentar detalhes ou elementos, modernizá-la, o que quiser. Altere-a de várias formas diferentes. Pode usar suas habilidades manuais e/ou tecnológicas. Os resultados podem ser surpreendentes e é um excelente modo de começar a fazer, a se arriscar, e, com certeza, a gostar de inovar. Depois exponha os que mais gostar em um lugar de honra na sua casa. Divirta-se!

Se você tiver alguma atividade que queira nos propor, sinta-se à vontade para fazê-lo, compartilhando sua sugestão a todos e nós a colocaremos aqui. Vamos fazer delas, uma corrente de criatividade e prazer.

Alegria todo dia!

Lucio e Lucia Abbondati

sábado, fevereiro 12, 2011

No 5 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 11, 12 e 13

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 11 – Faça seu álbum de colecionador

Álbuns de figurinhas já foram um “must” entre crianças e adultos. Recentemente vimos este fenômeno acontecer novamente com os times de futebol na Copa do Mundo. Mas nem sempre fazem álbuns e figurinhas daquilo que apreciamos. Pois então, não espere pela publicação. Procure imagens daquilo que você aprecia, tem paixão, quer guardar para a posteridade. Hoje você pode usar a internet e as tecnologias existentes, como também pode procurar em revistas especializadas ou não, tirar fotos ou fotocopiar, enfim, ir montando suas figurinhas. Pense num tamanho padrão e no que você pode acrescentar de texto com curiosidades sobre elas. Podem ser animais, carros, motos, brinquedos, paisagens, pessoas importantes, momentos históricos, flores, frutos, o que você gostar. Aqui você deve usar o seu prazer emocional, com as habilidades necessárias de busca, seleção, reprodução de imagens e textos. Dedique seu tempo e energia em criar algo único, com significado e história para si mesmo. Uma maravilha!

Atividade 12 – Faça um Scrapbook na sua agenda 2011

2011 chegou e é hora de agenda nova e de por em prática a sua lista de compromissos para o ano. Que tal fazer de sua agenda um scrapbook? Decore com tudo o que você imaginar: coloque fotos das pessoas queridas no dia em que aniversariam; marque as datas especiais com imagens, palavras, fotos, papel de bombom, tíquet de cinema e teatro ou o convite para a festa. Tudo o que tenha um significado especial para você e que mereça ser lembrado deve estar marcado, bem bacana. Sua Lista de Compromissos deve estar visível durante todo o ano e não apenas no primeiro dia, que logo ficará para trás. Esta agenda deve ser mais do que papel com horas e compromissos a serem ticados. Esta agenda contará uma ano inteiro de sua vida. Mude a perspectiva. Comprometa-se a fazer bonito todos os dias.

Atividade 13 – Inspire-se! Descubra a sua “Master Idea”

Uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas é manter-se em “ESTADO DE MOTIVAÇÃO”, atento, energizado, em movimento. Para tal é preciso que se descubra sua “Master Idea”, sua idéia mestra, aquilo que te faz levantar da cama pela manhã, que te impulsiona - a paixão que dá significado a vida. Em primeiro lugar, precisamos descobrir o que nos emociona e quais são os nossos valores. Prepare uma lista com os 15 filmes que mais gosta, outra com os 15 livros, as 15 músicas mais marcantes, as personalidades e/ou líderes mundiais que lhe são caros, os exemplos a serem seguidos. Listas prontas, escreva porque cada um daqueles itens se encontra ali. Ao escrever, você verá um padrão se formar em cada lista: seus valores - aquilo que para você é importante, também ficará visível. Sua Master Idea estará esperando por você, para trazer mais inspiração e prazer a sua vida. Deixe tudo num lugar visível, em destaque, para que seja como uma bússola a guiar o seu norte.

Alegria todo dia!

Lucio e Lucia Abbondati

" O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA " - Sumário da Palestra

Em 2010 apresentamos cinco edições desta nova palestra, que interliga muitos dos conceitos que trazemos a público desde 2000, com as recentes descobertas da neurociência e da física quântica.

A ciência fundamenta hoje, aquilo que aprendemos em nossa experiência pessoal e profissional desde 1989: que as atividades lúdicas - os jogos e o fazer criativo, como os hobbies - são essenciais para um funcionamento pleno do cérebro, sua capacidade de aprendizado, reflexão e retenção de conteúdos, bem como para um viver saudável e produtivo, em uma vida cada vez mais longa.

Prazer é palavra-chave para vivermos atentos ao momento presente, sem deixar que as culpas do passado e medos do futuro inibam a manifestação de nossos talentos e capacidades, permitindo que possamos aprender o que realmente somos e o quanto valemos, independentemente dos inúmeros papéis que assumimos na vida.

Para podermos transformar um viver de “tarefas a cumprir” em uma existência única e magnífica, precisamos reconhecer que nos tornamos o resultado dos diversos equívocos de socialização, do atrasado processo de aprendizagem escolar, dos julgamentos alheios e de nossa qualificação de valores. É necessário percebermos que as regras que conhecemos e que nos guiaram até aqui, às quais alçamos a condição de guia, talvez não sejam mais válidas para este século XXI - um século que exige uma forma diferente de pensar. É preciso recuperarmos em nossas condutas, a prática da tentativa e erro, uma vez que só chega ao acerto, aquele que está preparado para errar. Quem não se dispõe a tropeçar, nunca aprenderá a andar.

A expressão “ser dono do próprio nariz” deveria propor mais do que ter a capacidade de pagar as próprias contas no fim do mês. Deveria dar condições apropriadas para se resgatar o poder de tomar decisões, saber avaliar e definir o que se deseja para si mesmo, permitindo-nos assumir totalmente nossos sucessos e eventuais fracassos, sem culpa por nossos erros.

Só a partir daí, iremos remodelar nossas condições de ser e viver um dia-a-dia prazeroso, produtivo, instigante, pleno de alegria nos relacionamentos, de valoração do trabalho realizado e de sonhos a construir.

Ser livre de verdade exige autoconhecimento, confiança em si mesmo, automotivação, poder decisório e resiliência. É preciso que conheçamos as bases sobre as quais nos apoiamos.

E isto pode ser recuperado e reestruturado, através de pequenas correções de curso na forma com que lidamos com o dia a dia. É o que apresentamos na palestra: “O cérebro de prazer - A conexão criativa”.


CLIPPING DE IMPRENSA (clique nas matérias para ampliar)



Lucio e Lucia Abbondati

CORRIDA DAS PALAVRAS - MAIS DE 100.000 UNIDADES VENDIDAS


A todos os que nos acompanham em nossas palestras e eventos, queremos dividir as boas novas de que nosso jogo Corrida das Palavras, licenciado e vendido pela fábrica Xalingo, atingiu em 2010 a marca de mais de 100.000 unidades vendidas no Brasil, caracterizando-se como um grande sucesso de vendas.

Aos que queiram saber mais detalhes sobre ele, basta clicar no link a seguir, que leva a nosso blog irmão Criador de Jogos (clique aqui)

Parabéns à Xalingo, que em seu trabalho e parceria, transformou-o em um sucesso de vendas. Nossos mais sinceros agradecimentos.

Lucio Abbondati Junior

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS