segunda-feira, setembro 22, 2008

V Encontro TONOMUNDO

Aconteceu em Natal capital do Rio Grande do Norte nos dias 09 à 14 de setembro de 2008 a quinta edição do Encontro TONOMUNDO, projeto realizado em parceria da OI Futuro e da Escola do Futuro da USP, com apoio do MEC.

Fomos convidados, Lucio e eu, para apresentarmos atividade lúdico-interativa com a finalidade de integrar todos os participantes, cerca de 200 pessoas ligadas a Educação – professores, diretores e secretários estaduais e municipais de educação, além dos FML´s formadores moradores locais, responsáveis pela conexão da escola e de seus profissionais, com o laboratório de informática e as possibilidades do mundo virtual - e também para participarmos do evento. Aqui segue um pouco do que vivenciamos.

Entre apresentação de resultados das “escolas sementeiras”( que estão no projeto desde o início há 8 anos), pelos professores, diretores e FML`s também foram realizadas oficinas, gincanas e palestras. Atividades múltiplas que demonstraram as variadas possibilidades de interação e inovação dentro e fora da sala de aula.

Ky Adderley psicólogo e educador norte-americano, apresentou sua experiência positiva como formador e gestor da rede Kipp que gerencia escolas públicas americanas num sistema semelhante ao nosso PPP (parceria público privada).

Através de slide show no Powerpoint mostrou várias atividades que são implementadas em suas escolas, inclusive aulas de capoeira ministradas por um legítimo mestre capoeirista baiano. Perguntado sobre como é realizado o trabalho de leiturização e de confecção de textos, respondeu que são investidas cerca de 4 horas diárias no conhecimento do próprio idioma. Um exemplo bastante incisivo e, em muitos pontos, baseado no trabalho da também educadora norte-americana, Professora Marva Collins.

O Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br foi apresentado por Anna Christina Nascimento e sua equipe SEED/MEC, mostrando as inovações feitas para melhorar o entendimento e o acesso dos profissionais de educação.

Fernando Tavares e equipe do CAED – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, de Juiz de Fora, MG -, mostraram as dificuldades e as necessidades da avaliação sistemática das metodologias usadas nas escolas. Tema bastante discutido e muitas vezes controverso, por conta das inúmeras peculiaridades de cada escola e de seus membros, já que é preciso compreender o contexto em que cada trabalho é realizado. Uniformizar, simplesmente, pode mascarar resultados.

Lucio e eu apresentamos a palestra “Paidia – Por uma Necessária Mudança na Educação no Século XXI”, focando a linha histórica do lúdico nas sociedades e quando e porquê sua importância como agente cognitivo e transformador foi destituída de valor, tornando-se secundária e supérflua. As consequências da ausência dos jogos e do brincar também foram abordadas, além da representação das diferenças dos dois hemisférios cerebrais, suas habilidades e competências necessárias para o mundo no século XXI. Questões como interesse espontâneo, inteligência emocional, criatividade, estímulo aos talentos individuais, jogos que associam prazer e conhecimento, entre tantas outras, também foram mostradas.

Ao final da introdução teórica, chegamos a HORA DO RECREIO, com diversas atividades lúdicas muito divertidas e sob o conceito do Projeto Cavalo de Tróia – Conhecimento através do Prazer, no qual o processo cognitivo pode e deve ser revestido por aspectos prazerosos, que criem laços emocionais com o que se está vivenciando e, por conseguinte, aprendendo, tanto quanto com os demais participantes.

As atividades:

  1. Olho Vivo
  2. Qual o lugar
  3. Quem sou eu?
  4. Seja rápido
  5. Trivia de filmes – Temática: A Dança

Foram realizadas com bastante entusiasmo por todos, apesar do cansaço e da hora já avançada.

Em posterior postagem vamos detalhar cada atividade para que possam servir como ferramenta lúdico-educacional e sua reprodução seja viável para todos que assim desejarem.

A grande vencedora da noite, foi a professora Maria do Carmo, da Escola Jandira Botelho, de Olinda, Pernambuco, que foi presenteada com um exemplar de nosso livro “Jogos & Soluções Interativas”, da Editora Qualitymark.

Ainda realizamos a dinâmica do “Cajueiro dos Sonhos” e o sorteio de 12 jogos desenvolvidos pelo Lucio e industrializados pela fábrica Xalingo do Rio Grande do Sul.

Em nossa apresentação, tanto da palestra quanto das “brincadeiras” recebemos uma acolhida verdadeiramente emocionante e, em nossa avaliação, a curiosidade e o contentamento instaurados ali e nos dias seguintes, mostrou-nos que estamos no caminho certo.

Acreditamos que resultados positivos podem existir sim, sem “sacrifícios ou trabalho duro” como alguns gostam de afirmar, porque a chave para tais resultados são o comprometimento, a dedicação e a alegria diária de saber-se agente transformador do mundo, através das pessoas e para tempos melhores.

Novas postagens em breve. Um grande abraço a todos, beijo no coração, tchau!

Lucia Vasconcellos Abbondati

1 Comments:

Blogger Bárbara V. Abbondati said...

Eu lembro de te ver fazendo essas folhas e cajus e eu sabia, que grande parte das pessoas iria querer o caju que era muito mais enfeitado do que a folha.

6:23 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS