quinta-feira, janeiro 17, 2008

SUCESSO para um novo mundo

Quando criança, não conseguia compreender como os adultos mudavam do canal da TV da Pantera-Cor-de-Rosa para o do Repórter Esso! Por que era tão importante a cotação da Bolsa, o discurso do político, a recessão, o aumento dos impostos, a Copa do Mundo, os concursos de beleza? Na verdade, até hoje eu não entendo isso muito bem, afinal, era o desenho da Pantera-Cor-de-Rosa, puro encantamento!!

Em minha compreensão infantil, estas coisas estavam vinculadas apenas ao trabalho e a sobrevivência, em resumo, à obtenção de sucesso.

Darwin, em sua pesquisa, fez a mesma vinculação. Apenas criaturas plenamente aptas sobreviviam ao meio, conquistavam parceiros e procriavam sua espécie, o que para ele, representava sucesso absoluto.

Para meu amigo Robson, sucesso seria – quando adulto – carregar uma bela pasta de couro, cheia de papéis misteriosos e importantíssimos para a empresa da qual seria o presidente, é claro!

Já para Ana Lucia, sucesso seria um marido lindo, rico, que a amasse loucamente e elogiasse sua beleza diariamente, mesmo quando esta não mais existisse.

De nosso tempo de crianças para cá, pouca coisa mudou. Os desejos de sucesso continuam sendo o resultado de tudo o que nos ensinaram a apreciar e a valorar.

O mundo, entretanto, mudou.

Derrubamos alguns muros e erguemos outros, alteramos o curso de rios, destruímos florestas, incendiamos o mar, mudamos as fronteiras dos países e, claro, fizemos guerras – com todas as suas terríveis conseqüências.

Gaia, nossa mãe Terra, caiu enferma de uma grave doença e nós, os humanos, tornamo-nos o vírus desse processo crônico. Nos auto-replicamos implacavelmente, eliminamos quaisquer concorrentes, subjugamos as terapias pontuais e continuamos nossa devastadora existência.

Chegamos então a um momento curioso da história humana. Começamos a compreender que o sucesso de nossa sobrevivência só é possível com a restauração de Gaia. Todo suporte básico da manutenção de nossa vida neste planeta, depende da radical mudança cultural daquilo que valoramos e reverenciamos como símbolos de status e poder. Coisas simples como água, alimento e ar, sendo compartilhados fraternalmente por todos os povos e criaturas, daqui a mais sete gerações e depois mais sete, devem ser o objetivo permanente da nossa condição de sucesso neste século XXI.

Devemos almejar a perfeição. Este é o mantra de Oscar Motomura, presidente do grupo Amana-Key, de consultoria e gestão de negócios, inspiração constante para os executivos e antenados em geral, na causa da vida em nosso planeta-lar.

Devemos almejar a perfeição em tudo o que somos e em tudo o que fazemos. Nesta busca sim, reside o caminho para a solução do problema que nos
tornamos.

Assim, quem sabe, poderemos voltar a apreciar o mundo, com alegria de criança, onde e quando será possível assistirmos rejubilados, a Pantera-Cor-de-Rosa.

Lucia Vasconcellos Abbondati

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O bom disso tudo é que está na moda ser preocupado com o planeta !

Resta nós praticarmos! ^^

Mas vejamos o lado bom... está na moda...
O que nso viramos hj né? Até eu me pego procurando saber "o que está na moda"
Mas ao emsmo tempo é um saco um monte de gente dizer como vc pode ou não andar ou se vestir.
Nossa pessoas e pessoas recebendo um dinheirão pra "estar na moda", um mundo muitas vezes fúltil... mas um dia quando eles não tiverem mais o que fazer, o dinheiro estiver sobrando e quiserem aparecer eles doam uma boa grana pra preservação da mãe terra.
Acho que dái eles já tem desculpa quando jogarem papéis no chão, jogar lixo onde não deve, queimar árvores, soltar balão em mata virgem.
Tem tanta coisa a ser feita a partir da mudança da nossa forma de agir e pensar...

11:01 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS