quarta-feira, dezembro 29, 2010

No 3 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 5, 6 e 7

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 5 - Decore uma Caixa de Fósforo

Resgatar a criatividade é um processo interessante, porque precisamos reaprender a olhar como criança, como se fosse a primeira vez e aí pensar: O que eu posso fazer com isso ? Com esse espírito, de descoberta, pegue uma caixa de fósforos e decore-a da forma que quiser. Pode usar papel colorido, tecido ou feltro, botões, detalhes em massinha de biscuit, flores artificiais, purpurina, arruelas de metal, massinha de macarrão, pedaços de plástico ou lata, enfim, o que sua imaginação ousar. Como estamos próximos do Natal, embrulhar as caixas pequenas como mini presentes enfeitam lindamente a árvore e/ou uma guirlanda. Experimente! São muitas possibilidades!

Atividade 6 - Crie um personagem baseado num estranho

Imagine quem pode ser aquela senhora que passeia no parque com o cãozinho todo dia pela manhã; ou se o vendedor de côco na praia é casado e se tem filhos, será que ama a esposa, é natural da cidade ou veio de Pirapora de Minas? Como será a vida e os sonhos do jovem empacotador do mercadinho da esquina? Você já parou para pensar que todas as pessoas são histórias ambulantes? Que todos têm sonhos, mágoas, reviravoltas na vida? Então escolha uma pessoa qualquer desconhecida, ou da qual você saiba bem pouca coisa e construa um personagem – dê vida a essa pessoa, conte sua história. Este, além de ser um excelente exercício de imaginação, também é maravilhoso como desenvolvedor de empatia – aquele sentimento que faz com que saibamos o que o outro sente, que consigamos nos colocar no lugar do outro. Super importante! Experimente e divirta-se!

Atividade 7 - Crie a “História da Imagem”

Vasculhe revistas diversas e selecione uma imagem marcante por sua beleza, sua inquietude, pelo drama, inocência ou serenidade que transmite a você. A partir daí imagine uma história para essa imagem. Pode ser uma frase (como um haikai), pode ser poética, uma pequena crônica ou um arremedo de lembranças. Deixe-se invadir pelos sentimentos, busque significância e exponha-se através das palavras. Tenha coragem! Este é um excelente exercício que conecta todo o cérebro e o deixa “aceso como uma árvore de Natal”. Dê preferência a escrever a mão e só depois, se quiser, digite. São muitas possibilidades. Experimente-as!

Alegria todo dia !

Lucio e Lucia Abbondati

1 Comments:

Blogger Viviane Barbosa da Cruz said...

Sou uma paciente sua.Lembra de mim?
Tem tantos pacientes não sei guardaria o rosto de cada um deles.Bem adorei a proposta das atividades para ajudar a criatividade e a inteligência.Aproveito esse comentário para agradecer de ter me ajudado a descobrir meus talentos.Obrigado pelo encentivo.Te admiro médico e como pessoa.Parabéns pelos blogs!Abraços!Viviane

12:21 PM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS