domingo, janeiro 23, 2011

EXPERIMENTE !

Neste sábado, eu e minha família fomos Rio-Design na Barra da Tijuca, após o atendimento no consultório, num típico dia de verão do Rio de Janeiro: quente, muito quente.

Lá chegando, após uma deliciosa visita à Argumento para “garimpar” livros e um café, nos dirigimos ao Gula-Gula, para comer uma torta mousse de chocolate diet, que apaziguaria o calor, agraciando nossa satisfação com um saboroso carinho ao paladar.

Recebidos pelos garçons com a alegria de sempre (marca registrada dessa tão carioca casa), fomos então surpreendidos pela presença nestes, de um botom colorido no avental com a palavra Experimente!.

Aquilo nos chamou a atenção vivamente, pois eu e Lucia já havíamos ressaltado em nossas palestras, que as pessoas haviam caído nos marasmos do cotidiano, transformando seus atos diários em rotinas sem variações, recusando-se ou omitindo-se a experimentar todas as oportunidades que a vida oferece. Brincar com as possibilidades havia caído em desuso, pelo menos para grande parte da população, pelo medo que foi incutido em todos de testar o diferente, de provar “novos sabores” ou arriscar alguma atitude que pudesse acabar dando errado. Vende-se o consagrado, o que todo mundo faz, relegando-se ao diferente, uma gama de riscos e perigos que advém do desconhecido.

Pois é do desconhecido que vem toda a graça! Ninguém vai a um cinema para ver o que já conhece; um enredo sem novidades. Não se procura em uma companhia o que já se tem ou alguém desprovido de novos encantos.

Ao jogar-se um jogo, procura-se a surpresa, a capacidade de adaptar-se a ela e suplantá-la. Isto é que motiva jogadores.

Quando criança, o carrocel provoca interesse, pois é uma mudança de perspectiva no rodar e ver o mundo. Depois de um tempo, ele já não basta. Quer-se experimentar o novo, alimentar-se da emoção da descoberta e por isso, o carrocel e seu trajeto seguro e conhecido já não são suficientes. É a hora em que a montanha-russa passa a fazer mais sucesso, na busca por por um caminho não tão conhecido, que surpreenda e por vezes assuste, mas que nos encha de sensações.

Experimentar implica em tentar algo ainda não feito, arriscar com a possibilidade do erro, alcançar o acerto e saborear um novo gosto pela vida.

O botom “Experimente!” do Gula-Gula não podia ser mais assertivo: tente, faça o novo, prove um novo sabor, um novo prato, sai da “mesmice” e entre no terreno da novidade, algo que vale para a vida como um todo. Esta é uma ação que provê o cérebro de novas experiências e portanto, o mantém vivo, alerta e maravilhosamente alimentado.

Saboreando cada colherada daquela mousse de chocolate derretendo na boca, estimulando nossas papilas com sensações de prazer, saímos de lá renovados, prontos para experimentar com cada sabor novo que a vida nos oferece.

Obrigado ao Pedro e aos garçons, tanto pela a acolhida como pela nova reflexão que nos ofereceram. Certamente voltaremos, para “experimentar” novas degustações.

Lucio Abbondati Jr.

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS