domingo, julho 09, 2006

A CRIATIVIDADE E A INSANIDADE NORMAL

Para as pessoas que ainda desconhecem, a revista "VIDA SIMPLES" da Editora Abril é muito interessante e costuma trazer a baila, temas bastante atuais sobre a qualidade de vida.

No número 42, de junho de 2006, ela traz uma matéria de capa falando sobre a criatividade e a capacidade de incrementá-la (VOCÊ É ARTISTA), na qual tive o prazer de ser um dos colaboradores e entrevistado. Você pode lê-la na íntegra aqui, clicando no link a seguir: VOCÊ É ARTISTA

Ao longo de uma vida, a capacidade de ser criativo é sistematicamente soterrada ou acorrentada, até que maioria dos indivíduos acredite ser ela um dom divino relegada a poucos escolhidos. Um ledo engano.

Como característica da raça humana, todas as crianças fazem “arte”, tomando-se a palavra como uma metáfora para as escolhas que se desviam do padrão de reação habitual. Se para o adulto apanhar um biscoito numa prateleira alta só se aplica com o uso de uma escada ou cadeira, para a criança este simples problema suscita uma infinidade de possíveis respostas, que vão desde escalar a estante, empilhar os caríssimos livros para formar uma escada, derrubar a estante ou mesmo os biscoitos com uma vassoura, entre tantas outras possíveis soluções. Uma criança poderia formular dezenas de soluções para este problema tão simples: como comer o biscoito - o adulto, não. Este aprende a se contentar com a resposta mais adequada, que lhe disseram ser melhor. E não me refiro apenas a pegar o biscoito na estante.

Erra a criança ao pensar assim? Claro, diriam as pessoas – a cadeira ou a escada são soluções menos arriscadas mas, esquece-se a maioria, não são as únicas. A criança, na ignorância dos perigos ou do que foi considerado certo, não se furta a propor novas opções, coisa que os adultos descartam de imediato. O aprendizado de respostas consagradas não deveria suprimir a formulação de novas possibilidades, afinal, os tempos mudam e o que hoje pode ser a melhor solução, amanhã poderá ser uma rematada tolice (um dia a terra foi considerada plana pela grande maioria...)

Várias são as causas para a aniquilação da criatividade nos adultos, mas a abolição da interatividade no aprendizado, desvinculando-se a teoria da prática, certamente destaca-se das demais. O que se propõe basicamente no ensino, obedece a esta terrível cartilha:

  • Sufocar a curiosidade natural,
  • Aprender não o que se deseja, mas o que está previsto no programa,
  • Convencer-se de que para cada problema, só há uma única resposta válida, mesmo que não seja assim na vida,
  • Assimilar que regras são mais importantes que a prática,
  • E principalmente, aceitar tudo sem questionar, porque talvez um dia aquilo possa ser útil...

Resultado? Apenas mata o gênio que habita em cada um de nós. E um adulto assim formado, se comportará como algo bem próximo a isto:


APRENDIZADO PARA UMA INSANIDADE NORMAL


Ouvir, mas não falar.

Olhar, mas não tocar.

Valorizar apenas o que outros disseram.

Responder, mas o ensinado.

E só a resposta certa - uma única, para cada coisa.


Não propor alternativas,

não sugerir,

não opinar.

Questionar? Talvez, mas não divergir.

Calar.


Produzir, mas só o exigido.


Imaginar? Só depois, num momento que nunca chega...

Não inventar; não desviar do trajeto seguro.

Conformar-se. Não se revoltar.


Enlouquecer, mas só um pouco, todo dia.

Que fazer? Surtar?


A vida é assim; acontece com todo o mundo...


Até quando?

Até quando?


Até quando?

Lucio Abbondati Jr

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa esse texto me lembrou da minha infância no colégio... ainda não sei porque ao certo.
Lembro q sempre queria falar mas tinha vergonha de falar o "não correto"... vezes eu estava certa... vezes eu estava errada na minha "vergonha imaginária". Por exemplo: a professora perguntava quanto é 7x9 (nossa eu tinha dificuldade nessa parte da tabuada! mas em tabuada eu era uma das melhores... ^^) e na minha cabeça eu respondia: 63, ou seja, eu acertei, mas tinha vergonha de me expressar e todo mundo olhar pra mim "com aquela cara" e até hoje na faculdade eu so assim... o sistema realmente é muito traumatizante.
Por mais que eu queria me expressar ainda tenho dificuldades.
Acredito que essa não seja a propostado texto, mas me lembrou isso... interessante! ^^

7:32 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS