domingo, janeiro 23, 2011

No 4 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 8, 9 e 10

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 8: “Para o alto e avante!”

Esta era a frase favorita do Super-Homem nas décadas de 60,70. De lá para cá muitos heróis com super-poderes foram inventados. Se você pudesse, qual super-poder escolheria para ter? Voar, ficar invisível, ter super força, telepatia, super-visão ? Pense bem, você só pode escolher 1 super-poder. Pese prós e contras e ao escolher o seu super poder,escreva um texto explicando o porquê e o quê faria com ele. Este é um excelente exercício que une gerar hipóteses, avaliações, incrementa o poder decisório e a ação. Depois, se quiser, ilustre seu texto. Divirta-se!

Atividade 9: Escreva uma carta/e-mail especial

Esta atividade foi proposta pela Professora Marva Collins na década de 70 a seus alunos, rejeitados pelas escolas tradicionais, que ela, com seu método, levou ao máximo da eficiência. Aqui nós adaptamos. Pense num personagem de livro ou filme que foi tão marcante, que você gostaria de falar com ele/a. Pode ser para criticar, elogiar, aconselhar, trocar idéias, pedir explicações, o que for. Imagine que é uma pessoa real e então, escreva uma carta ou e-mail para esse personagem. Escreva de verdade, como se fosse possível uma resposta. E depois? Escreva a resposta, pense como aquele personagem. Este é um exercício incrível! Com grande força imaginativa. Comece, talvez seja difícil parar. Divirta-se!

Atividade 10: Partindo de um pensamento alheio

“...pois uma alma congelada não terá primavera.” Da ópera Orlando Paladino, de Joseph Haydn

Leia e releia a frase acima. Perceba seus significados. Sinta a poesia trágica nela contida. Agora represente-a visualmente. Procure imagens, faça colagens, montagens, acrescente desenhos e outras palavras e textos. Faça no real e também no virtual se desejar. Experimente! Veja como pode fazer muito com tão pouco. Use a frase como semente, plena de possibilidades.

Alegria todo dia !
Lucio e Lucia Abbondati

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS