terça-feira, agosto 01, 2006

P É R O L A S ...1 - A Sabedoria dos Contos de Fada

Nesta seção você encontrará trechos escolhidos de textos para inspirar e orientar uma reflexão mais profunda sobre diversos temas que fazem parte de nosso cotidiano. Boa leitura e aproveite !

Lu Abbondati

“Essencialmente acredito que é útil e fundamental para aqueles que mais conhecem e amam a criança apresentá-la às realidades mais complexas da vida. Por exemplo, ouvimos pais dizerem:” Bem, não sei se devo contar ao meu filho coisas sérias. Não sei se devo falar de morte, doença, ódio ou guerra “. É claro que se deve contar aos filhos tanto histórias feias quanto bonitas. Toda criança deve receber o mapa e o treinamento para penetrar as florestas claras e sombrias do mundo. Omitir que há violências, más opções e grandes paixões que subjugam a mente, e não ensinar à criança como proteger sua alma, a enfraquece.”

“É preciso ser dotado de certo tipo de mente criativa, espiritualizada, desejosa de aprender, crescer e se desenvolver constantemente para entender uma idéia ou um ideal em profundidade. Eu diria que quando se lêem histórias para crianças, nossos filhos estão aprendendo em um nível e nós em outro. Adoro imaginar adultos lendo histórias para si mesmos.”

“...E é o pensamento simbólico - a capacidade de imaginar níveis de significação ligados a um único motivo ou idéia – que nos permite inventar, inovar e produzir idéias originais, com resultados muitas vezes surpreendentes. Se a linguagem dos símbolos é a língua materna da vida criativa, então as histórias são o seu veio principal.”

Contos dos Irmãos Grimm
Dra. Clarissa Pinkola Estés
(de "Mulheres que Correm com os Lobos" – imperdível !)
Editora Rocco

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS