domingo, novembro 11, 2007

2007 - O ANO DA COLHEITA

Estamos plantando há dezoito anos.

Plantamos sonhos, filhos, árvores, amigos, realizamos idéias, criamos realidades. Aquelas que queríamos, privilégio para poucos.

Entretanto, queremos mais. Sempre mais, é claro.

E muitas vezes nos sentimos injustiçados por não alcançarmos o desejado, seja na qualidade do feedback, seja na apreciação alheia, ou no retorno do investimento financeiro.

Assim em certa ocasião, queixei-me ao meu amigo astrólogo José Maria Gomes Neto, do porque de não vir o momento tão esperado da colheita, aquele com sentido de férias tropicais, sem preocupações, um "dolce far niente".


Perguntou-me se já havia visto um filme com a Sally Fields ("Places in the heart - Um lugar no coração"), no qual ela tinha uma fazenda de algodão no sul dos Estados Unidos e óbvio, sofria com uma série de dificuldades para conseguir fazer a colheita a tempo de colocar o produto à venda, competindo com os grandes fazendeiros da região.

Sim, eu havia visto e de repente, dei-me conta do que ele queria dizer. O algodoeiro é uma planta ríspida, dura, seca, que se protege e machuca muito as mãos do coletor do algodão. Com certeza aquela colheita representava bem todos os obstáculos e a dureza que pode ser a conclusão de um trabalho.

A colheita é parte intrínseca e importantíssima de um compromisso que está sendo concluído mas que ainda não chegou ao fim.

A colheita é parte do processo, não um novo processo.

Muitas vezes pode significar o fim de um ciclo ou apenas uma pausa para o reinício do mesmo ciclo.

Na verdade só saberemos se houve uma finalização, quando e com os resultados que conseguirmos, caso sejam satisfatórios e conclusivos. Do contrário, cabe analisar em que fase nos encontramos, se enfim conseguiremos dar o salto quântico que tanto desejamos e o que falta para esse incrível mergulho na toca do coelho.(“Quem somos nós?”, o filme, vocês já viram ?)

Pois bem, 2007 vem sendo um fantástico período de colheita.

Com muito trabalho, empenho, comprometimento e também com algumas conclusões, que já que não finalizam nada, são realmente novas pontes para outros caminhos.

Em abril estivemos na Abrinq 2007 - Feira Nacional de Brinquedos que acontece anualmente em São Paulo e ficamos bem contentes com a exposição dos jogos criados pelo Lucio, que mais uma vez, estavam em destaque no estande da Xalingo.

A novidade do ano é a nova roupagem do jogo "Caçada ao Tesouro" que foi vestido com os personagens do desenho animado Padrinhos Mágicos e que ficou bem bacaninha. Com certeza vai alavancar as vendas, já que a criançada adora o desenho. Benefício do licenciamento agregado a um bom produto. Assim é !

Em maio tivemos uma agradável surpresa, que acabou nos mobilizando pelo resto do ano.

Em uma conversa com Saidul Rahman Mahomed e com José Carlos respectivamente editor e diretor da Qualitymark Editora, fomos convidados a apresentar um livro sobre jogos, para publicação imediata, visando o lançamento em agosto de 2007, no Conarh – Encontro Nacional dos Profissionais de Recursos Humanos - o grande segmento da editora, voltado para o setor de negócios, comunicação empresarial, administração, gente e trabalho.

Adoramos! Era o que estava faltando para darmos acabamento a textos, argumentos, teses, experiências e conhecimentos acumulados por 18 anos. O mais difícil foi selecionar do material que já tínhamos o que era mais importante para um primeiro passo e adequá-lo a uma linguagem objetiva e coloquial, mas que também fosse agradável de ler.

Trabalho feito, tivemos o prazer de contar com a colaboração de amigos queridos, pessoas encantadoras e profissionais valiosos na participação do texto do Prefácio e nas opiniões da contracapa.

O prefácio foi escrito por Rejany Dominick, que é Doutora em Educação, História e Filosofia pela Unicamp e Professora da Faculdade de Educação da UFF – Universidade Federal Fluminense - que brilhantemente introduz o leitor as possibilidades inusitadas que lhe serão apresentadas adiante. Seu texto é pleno de conteúdo, um refresco de bem humoradas reflexões.

Os comentários da contracapa foram escritos por Renata Palheiros, que é Produtora de Cinema, formada pela UFF, que vem trabalhando conosco em nossa passagem pela televisão aqui em Niterói. Renata é nossa aliada no MULTIDÉIAS - Um programa de tv que valoriza o seu tempo e respeita a sua inteligëncia , que esteve no ar por dois anos e meio e que voltará em breve.

José Carlos Garcia escreveu o seu comentário, argumentando sobre a importância do lúdico nas dinâmicas interpessoais, focando na área jurídica, já que exerce as funções de Juiz Federal.

Ficou muito interessante perceber como em duas áreas de trabalho tão distintas e, sem que conversassem entre si, os dois produziram argumentos e textos muito semelhantes. Vale conferir.

A capa ficou por conta de Wilson Cotrim, que faz parte da equipe Qualitymark e que já havia feito a capa de meu primeiro livro Como parar de fumar através da programação mental. A editora é bastante flexível e gosta da participação e de sugestões dos seus autores na composição do livro. Em ambos pudemos palpitar a vontade. Neste, em particular, oferecemos a imagem de uma pintura de um artista japonês do século XVIII, que foi admiravelmente composta por Cotrim. Bacana, não? A capa vem sendo bastante elogiada por todos. Aliás, o conteúdo também.

“Jogos & Soluções Interativas – Sua Importância para o Universo Corporativo, a Educação, a Saúde e as Relações Interpessoais no Séc. XXI”

Este é o título de nosso livro. Síntese de 18 anos de trabalhos e experiências variadas na produção cultural e no uso e implementação do lúdico e seus aspectos criativos para gente de todas as idades.

Algumas pessoas não entendem como o lúdico pode fazer parte de tanta coisa simultaneamente ou em áreas que elas consideram estanques. Ou como brincar e jogar e fazer arte pode melhorar a saúde e a qualidade de vida geral da pessoa.

Bobagem! Nosso livro é para você mesmo, que aprendeu que tudo é linear, que só existe uma resposta certa e que o melhor mesmo é fazer tudo igual para não correr o risco de errar, pagar mico, perder o emprego.

Fazer tudo como sempre foi feito, caríssimo, não é mais possível num mundo globalizado, virtual, onde as transformações são exponenciais e instantâneas e temos, diariamente, de flexibilizar nossos conceitos, agir rapidamente e estar pronto, sempre, agora, já !

E nesse turbilhão de informações e possibilidades, saber filtrar o que é importante, saber criar e inovar sem medo de errar e sem deixar o estresse te jantar é arte para poucos, que nós estamos ensinando.

E aí, quer aprender? Então leia JOGOS & SOLUÇÕES INTERATIVAS e depois converse conosco, exponha suas dúvidas, suas experiências, observações. Será bacana!

Como previsto, em fins de agosto, lançamos o livro no Conarh 2007, no estande da Qualitymark Editora. Foi uma excelente experiência, já que também tivemos a possibilidade de conhecer a feira e fazer muitos contatos promissores.

Na semana seguinte, voltamos a São Paulo para a feira Escolar & Paper 2007, que abrange todo o setor de papelaria, com suas mil e uma opções de produtos, mais algumas fábricas de brinquedos – os considerados educativos – como no nosso caso a Xalingo.

A feira acontece no Anhembi e lá fizemos uma palestra sobre a importância do lúdico para os adultos e como os jogos e brinquedos ainda são subestimados em nosso país, inclusive pela própria indústria de brinquedos e jogos. Problemas como a sazonalidade do produto, a faixa etária do público-alvo – sempre infantil - as
poucas opções e oportunidades criadas para a difusão e ampliação do mercado, enfim, muito pode ser feito para alterar o atual quadro da produção nacional basta procurar quem consegue enxergar soluções. Alô indústria, alô abrin, os chineses já estão por aqui!

Também foi bastante gratificante conhecer esta feira nacional, que tantos negócios produz e os contatos feitos certamente irão gerar outros frutos e caminhos para o futuro.

Aqui em Niterói fizemos o lançamento de JOGOS & SOLUÇÕES INTERATIVAS na Livraria Gutenberg sob os auspícios do Sr. Antônio e de sua equipe.

Vender livros exige um profissional especial, que ame profundamente o produto de seu negócio, para que possa ser honrosamente chamado de livreiro, Seu Antônio é assim. Um amante dos livros e da literatura, que adora poesia e, em particular, os escritos por seu conterrâneo José Régio – “Só sei que não vou por aí” !

Foi uma noite especial, repleta de amigos queridos, dos familiares e cercados por muitos e muitos livros.

No Rio de Janeiro, fizemos a noite de autógrafos na Livraria da Travessa do Shopping-Leblon. É um espaço encantador! Lá também estivemos com nossos amigos que moram no Rio e nos encontramos com velhos amigos e amigas, que não víamos há muito tempo. A emoção rolou solta. Foi muito bom! O buffet sugerido pela editora foi bastante competente e delicioso, aliás, vale lembrar o excelente trabalho de Aline, a assessora de imprensa da Qualitymark, que vem conseguindo espaço para falarmos sobre o livro em diversos sites ligados a área de recursos humanos e que está sempre disponível a nossas sugestões e dúvidas.

No meio disso tudo, ainda participamos da Bienal Internacional do Livro 2007, aqui no Rio de Janeiro, convidados pela editora e também pela Unilasalle, em cujo estande apresentamos nossa palestra sobre o lúdico com o slide show atualizado mostrando também toda sua implicação na saúde. As pessoas se espantam em ver como tudo o que somos e o que fazemos está interligado e que doenças, fobias e tantos outros distúrbios típicos do fim do século passado, podem ser saneados com mudanças simples de atitude, passíveis a todas as pessoas.

2007 ainda não acabou e continuamos com a nossa colheita.

São palestras, treinamentos, workshops para diversas empresas e instituições que desejam ampliar suas relações de trabalho gerando novas capacitações a seus colaboradores, sejam funcionários, colegas, alunos.

Não sei, não. Acredito que 2008 trará mais pontes, mais caminhos, outras estradas a percorrer, novas gentes a conhecer. Tudo bem! Adoramos viajar!

Até breve !!!!

Lucia Vasconcellos Abbondati

Marcadores: , , , , , , , ,

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS