segunda-feira, fevereiro 14, 2011

No 6 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 14 e 15

Seguem aqui as duas últimas atividades, das quinze que sugerimos para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro, em nossa última palestra “O Cérebro do Prazer – A conexão Criativa”. Bom proveito e muito prazer a todos:

Atividade 14: Faça suas “Felicitações de Ano Novo”

No Oriente é costume escrever em pedaços de papel vermelho felicitações para o ano que começa. São como os marcadores de livros que geralmente usamos aqui, só que lá são feitos em papel vermelho – que é a cor da fortuna e da felicidade para eles – e escrito em tinta dourada com votos de fartura e prosperidade. As pessoas costumam fazer os seus e penduram em árvores nos escritórios e residências. É um costume bacana e as árvores ficam lindas, enfeitadas e o vento quando bate, espalha as boas novas. A idéia aqui é fazer o mesmo, só que usando papéis coloridos conforme o gosto de cada um. Pode-se escrever apenas uma palavra ou várias, uma mensagem, talvez. E claro, no Natal aqui em casa, aproveitamos a árvore e todos os amigos e parentes para compartilhar dessa delicadeza da alma. Capriche e chame as crianças para participarem da atividade, que vai se transformar numa deliciosa brincadeira.

Atividade 15: "Copie, torça, transforme, reinvente"

Uma maneira interessante de resgatar a amplitude mental e incrementar a criatividade é fazer uma releitura de algo que já existe. Por exemplo, pegue a cópia de uma pintura ou estátua famosa – “A moça do brinco de pérola”, “O nascimento de Vênus”, “Os girassóis”, “O pensador”, “A Vênus de Milo” e etc.; enfim, uma que lhe agrade e tente modificá-la. Pode copiar uma parte, mudar a cor da outra, acrescentar detalhes ou elementos, modernizá-la, o que quiser. Altere-a de várias formas diferentes. Pode usar suas habilidades manuais e/ou tecnológicas. Os resultados podem ser surpreendentes e é um excelente modo de começar a fazer, a se arriscar, e, com certeza, a gostar de inovar. Depois exponha os que mais gostar em um lugar de honra na sua casa. Divirta-se!

Se você tiver alguma atividade que queira nos propor, sinta-se à vontade para fazê-lo, compartilhando sua sugestão a todos e nós a colocaremos aqui. Vamos fazer delas, uma corrente de criatividade e prazer.

Alegria todo dia!

Lucio e Lucia Abbondati

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS