sábado, fevereiro 12, 2011

" O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA " - Sumário da Palestra

Em 2010 apresentamos cinco edições desta nova palestra, que interliga muitos dos conceitos que trazemos a público desde 2000, com as recentes descobertas da neurociência e da física quântica.

A ciência fundamenta hoje, aquilo que aprendemos em nossa experiência pessoal e profissional desde 1989: que as atividades lúdicas - os jogos e o fazer criativo, como os hobbies - são essenciais para um funcionamento pleno do cérebro, sua capacidade de aprendizado, reflexão e retenção de conteúdos, bem como para um viver saudável e produtivo, em uma vida cada vez mais longa.

Prazer é palavra-chave para vivermos atentos ao momento presente, sem deixar que as culpas do passado e medos do futuro inibam a manifestação de nossos talentos e capacidades, permitindo que possamos aprender o que realmente somos e o quanto valemos, independentemente dos inúmeros papéis que assumimos na vida.

Para podermos transformar um viver de “tarefas a cumprir” em uma existência única e magnífica, precisamos reconhecer que nos tornamos o resultado dos diversos equívocos de socialização, do atrasado processo de aprendizagem escolar, dos julgamentos alheios e de nossa qualificação de valores. É necessário percebermos que as regras que conhecemos e que nos guiaram até aqui, às quais alçamos a condição de guia, talvez não sejam mais válidas para este século XXI - um século que exige uma forma diferente de pensar. É preciso recuperarmos em nossas condutas, a prática da tentativa e erro, uma vez que só chega ao acerto, aquele que está preparado para errar. Quem não se dispõe a tropeçar, nunca aprenderá a andar.

A expressão “ser dono do próprio nariz” deveria propor mais do que ter a capacidade de pagar as próprias contas no fim do mês. Deveria dar condições apropriadas para se resgatar o poder de tomar decisões, saber avaliar e definir o que se deseja para si mesmo, permitindo-nos assumir totalmente nossos sucessos e eventuais fracassos, sem culpa por nossos erros.

Só a partir daí, iremos remodelar nossas condições de ser e viver um dia-a-dia prazeroso, produtivo, instigante, pleno de alegria nos relacionamentos, de valoração do trabalho realizado e de sonhos a construir.

Ser livre de verdade exige autoconhecimento, confiança em si mesmo, automotivação, poder decisório e resiliência. É preciso que conheçamos as bases sobre as quais nos apoiamos.

E isto pode ser recuperado e reestruturado, através de pequenas correções de curso na forma com que lidamos com o dia a dia. É o que apresentamos na palestra: “O cérebro de prazer - A conexão criativa”.


CLIPPING DE IMPRENSA (clique nas matérias para ampliar)



Lucio e Lucia Abbondati

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS