PRINCÍPIOS DE MARVA COLLINS
"A sociedade demarcará um círculo que me excluirá, mas meus pensamentos superiores propiciarão minha inclusão. Eu nasci para vencer, se não perder muito tempo tentando falhar. Eu ignorarei os rótulos e nomes que me forem dados pela sociedade, já que somente eu poderei ter a capacidade de saber o que posso vir a ser.
Falhar é tão fácil de combater, quanto o sucesso, de ser obtido. A educação é árdua e não pode ser obtida, apelando para truques e esquemas. Só eu tenho o privilégio de destruir a mim mesmo, se esta for a minha escolha. Eu tenho o direito de falhar, mas não o de levar outras pessoas comigo. Deus me fez o capitão de uma única vida – a minha.
É meu direito descuidar-me de todas as coisas que me dizem respeito, mas eu devo estar preparado para aceitar as conseqüências de meus fracassos. Eu nunca deverei pensar que aqueles que escolheram trabalhar enquanto brinquei, relaxei e dormi, deverão partilhar suas recompensas comigo.
Meu sucesso e minha educação são companheiros que nenhum infortúnio poderá reduzir, nenhum crime poderá destruir e nenhum inimigo conseguirá roubar. Sem educação, o homem é um escravo, um selvagem vagando daqui para ali, acreditando no que quer que lhe digam.
Tempo e oportunidade chegam para todos. Eu posso escolher entre ficar hesitante ou ser corajoso. Posso me levantar e clamar: Este é meu tempo e lugar. Eu aceitarei o desafio."
Marva Collins
Tradução de Lucio Abbondati Junior