terça-feira, fevereiro 22, 2011

O TROFÉU PESSOAL, O EMAGRECER E O STRESS

Muitas pessoas imaginam que o emagrecer dependa apenas da redução da quantidade de alimentos ingeridos ou de exercícios, o que é um ledo engano.

O que mais importa no emagrecimento ou engorda, é a qualidade de vida a qual você submete seu corpo. Nossas glândulas supra-renais monitoram o dia a dia tentando nos proteger de agressões e riscos, produzindo hormônios que permitam nos defender.

Estilos de vida que impõem um corre-corre constante, numa sucessão de obrigações intermináveis com a casa, filhos, trabalho, contas, esposo(a)e demais compromissos, são considerados pelas supra-renais como agressão ao corpo e portanto, passíveis de reação imediata. Com isso, ela libera vários hormônios (adrenalina, aldosterona, etc) com atenção especial para o cortisol, que se torna elevadíssimo, aumentando a retenção de líquido, com mudanças de humor, estados depressivos, agressividade, impaciência, dificuldades do sono, aumento da fome, absorção e estoque de qualquer alimento ingerido, com consequente engorda.

Acrescentar uma dieta num cenário destes ou mesmo esforço físico em uma ginástica, só sinalizaria às supra-renais que a agressão ao corpo aumentou, pela impressão que está faltando comida onde o indivíduo vive, além do aumento do sacrifício do corpo pelos esforços dos exercícios, o que muitas vezes produz aumento de peso e não perda durante as dietas e ginástica, frustrando tantos esforços.

O que é necessário, na verdade, é produzir um intervalo diário (afinal, você está vivo todos os dias, não apenas nos fins de semana ou nas férias), de pelo menos uma hora por dia, para fazer algo que não é uma obrigação, mas um desejo pessoal.

O que quer que seja feito, deve ser manual (algo deve ser criado nesta hora), para que o foco da atenção se mantenha ativo em algo que não é uma obrigação ou compromisso. Deve-se estabelecer um envolvimento e interação, como num hobby.

E nada de permanecer espectador passivo em frente a uma TV, cinema ou apenas lendo nesta hora. Passatempos não contam aqui (o nome já diz tudo, eles só passam o tempo)!

Produzir um “troféu pessoal”, uma realização onde se possa focar a atenção, é essencial para lembrar que somos mais do que um poço de obrigações. Cada troféu realizado o lembrará de algo que deu certo, aumentando sua auto-estima e reconhecimento do próprio valor (ponha o que quer que você realize, em um lugar visível para si mesmo).

Durante este "intervalo de uma vida corrida", o sistema adrenérgico perceberá que você faz algo por que deseja e não porque é obrigado, suspendendo então o "módulo de batalha diário", com natural queda dos hormônios do stress e suspensão das ordens de estocar alimentos para emergências.

Produzo meus "troféus pessoais todos os dias, os quais me lembram que eu não sou apenas uma função e minha vida não se resume a uma sucessão de obrigações, mas também é um exercício diário, consciente, de minha própria vontade e desejo. E a cada troféu que produzo para mim, reafirmo meu próprio valor e capacidade.

Faça o mesmo você também e emagreça com muito prazer, além de fazer as pazes com o seu corpo, sua tranqüilidade e valor. Faça valer cada um de seus dias! Suas supra-renais agradecerão.

Lucio Abbondati Junior

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Minhas supra renais estão agradecidas por este ensinamento .Perder peso agora será uma tarefa mais prazerosa e saudável . Fiz minha tarefa um pouco modificada. Escrevi um conto. Meu trofeuzinho de domingo.Está no meu blog:
http://debondan.wordpress.com/
Agora que já prestei contas do meu dever de casa, sigo lendo o blog de vcs.
Obrigada. Bjos Denise

5:27 AM  
Blogger Viviane Barbosa da Cruz said...

Lembro que eu pprecisava do trófeu pessoal não para emgrecer,mas para outras areas da minha vida.Agradeço muito, porque grças essa sua sugestão mesmo com as diversidades da da vida estou me redescobrindo.
esse é endereço do meu blog
http://textosdeviviane.blogspot.com/
abraços e obrigado por tudo!Adimiro muito o seu trabalho e também o seu blog!

12:59 PM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS