"MULTIDÉIAS valoriza o seu tempo e respeita a sua inteligência"
-------------------------------------------------------------------------- Para pessoas que apreciam fazer uma reflexão; com indicação de livros e publicações, filmes e dvds, jogos e ferramentas lúdicas, além de propor assuntos apaixonantes e temas instigantes.
quinta-feira, março 31, 2011
sexta-feira, março 11, 2011
PALESTRA BEN ZANDER
Um dos indivíduos mais extraordinários que tive a oportunidade de descobrir, foi o maestro Benjamin Zander (ou Ben Zander, como é conhecido). Assisti há mais de uma década um documentário da BBC sobre sua vida, da série “The Works”, que levava o estranho nome de “Living on one buttock”.
Foi uma revelação! Nunca havia conhecido alguém com paixão maior por seu trabalho e mais ainda, pelo ato de ensinar, inspirar e alavancar a vida de seus alunos e ouvintes.
Na época, cheguei a gravar uma cópia do documentário, que mais tarde se perdeu (era VHS e mofou), mas a lembrança de suas palavras continua muito viva em minha memória. Se alguém tiver outra gravação, me avise!
Foi com grande alegria que descobri recentemente, que ele deu uma palestra no TED, em 2009 e esta se encontra na rede, com direito a legendagem em português (basta clicar onde está escrito em vermelho “View Subtitles” e escolher na lista “Portuguese (Brazil)”).
São vinte minutos, que valem anos de sabedoria. Eu aqui os presenteio com suas palavras!
NOSSA MATÉRIA NA REVISTA DO GRUPO LET No 25 - FEV 2011
Este mês de fevereiro, tivemos o prazer de estar em uma matéria na Revista do Grupo LET, especialista em Recursos Humanos, falando sobre o processo criativo e como ele é importante para o desenvolvimento de nossa capacidade plena, tão embotada por rotinas diárias e obrigações.
Na matéria, que aborda nossa palestra mais recente “O Cérebro do Prazer – A Conexão Criativa”, comentamos como é importante para a saúde e o desempenho, reservar regularmente um tempo pessoal para o treinamento da capacidade adaptativa e da criatividade, utilizando jogos e hobbies. Atividades passivas como a TV e o cinema, apenas aliviam momentaneamente a sobrecarga imposta pelo stress, sem permitir maiores interações e repercussões no equilíbrio do indivíduo.
Já os jogos em grupo e as atividades manuais criativas, que desafiam e estimulam o lado direito do cérebro, estes sim, atuam de forma a gerar foco, desligando nosso sistema de prontidão hormonal, que, em virtude da hiperestimulação de obrigações, produz cargas hormonais maciças, que geram problemas para nossa saúde física, mental e emocional.
Ainda para ilustrar, a matéria cita algumas das atividades lúdico-interativas que sugerimos em nossas palestras. Convido a todos a lê-la. Aproveitem bem o seu dia!
(leia abaixo a matéria, clicando na imagen para ampliar)