quarta-feira, dezembro 29, 2010

No 3 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 5, 6 e 7

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 5 - Decore uma Caixa de Fósforo

Resgatar a criatividade é um processo interessante, porque precisamos reaprender a olhar como criança, como se fosse a primeira vez e aí pensar: O que eu posso fazer com isso ? Com esse espírito, de descoberta, pegue uma caixa de fósforos e decore-a da forma que quiser. Pode usar papel colorido, tecido ou feltro, botões, detalhes em massinha de biscuit, flores artificiais, purpurina, arruelas de metal, massinha de macarrão, pedaços de plástico ou lata, enfim, o que sua imaginação ousar. Como estamos próximos do Natal, embrulhar as caixas pequenas como mini presentes enfeitam lindamente a árvore e/ou uma guirlanda. Experimente! São muitas possibilidades!

Atividade 6 - Crie um personagem baseado num estranho

Imagine quem pode ser aquela senhora que passeia no parque com o cãozinho todo dia pela manhã; ou se o vendedor de côco na praia é casado e se tem filhos, será que ama a esposa, é natural da cidade ou veio de Pirapora de Minas? Como será a vida e os sonhos do jovem empacotador do mercadinho da esquina? Você já parou para pensar que todas as pessoas são histórias ambulantes? Que todos têm sonhos, mágoas, reviravoltas na vida? Então escolha uma pessoa qualquer desconhecida, ou da qual você saiba bem pouca coisa e construa um personagem – dê vida a essa pessoa, conte sua história. Este, além de ser um excelente exercício de imaginação, também é maravilhoso como desenvolvedor de empatia – aquele sentimento que faz com que saibamos o que o outro sente, que consigamos nos colocar no lugar do outro. Super importante! Experimente e divirta-se!

Atividade 7 - Crie a “História da Imagem”

Vasculhe revistas diversas e selecione uma imagem marcante por sua beleza, sua inquietude, pelo drama, inocência ou serenidade que transmite a você. A partir daí imagine uma história para essa imagem. Pode ser uma frase (como um haikai), pode ser poética, uma pequena crônica ou um arremedo de lembranças. Deixe-se invadir pelos sentimentos, busque significância e exponha-se através das palavras. Tenha coragem! Este é um excelente exercício que conecta todo o cérebro e o deixa “aceso como uma árvore de Natal”. Dê preferência a escrever a mão e só depois, se quiser, digite. São muitas possibilidades. Experimente-as!

Alegria todo dia !

Lucio e Lucia Abbondati

terça-feira, dezembro 28, 2010

O PRECIOSO PRESENTE

Muitos de vocês já devem ter visto o antigo desenho da Warner Bros, do sapo que canta e dança para seu dono sempre que este abre a caixa onde se encontra (“One froggy evening”). O personagem é “Michigan J. Frog” e ele é considerado um clássico imperdível do desenho animado, por seu humor fino e ironia, como pode ser visto abaixo:

A opinião sobre Michigan varia de pessoa para pessoa, já que enquanto alguns o consideram um milagre, outros o vêem como uma desgraça para seu dono, já que sempre que este tenta mostrar os seus talentos para alguém, ele volta a ser um sapo comum.

Somos presenteados todos os dias com pequenas maravilhas, tal qual o sujeito do desenho, que encontrou o sapo cantor por acaso, num terreno de demolição. Michigan não fala, mas canta maravilhosamente como um cantor de jazz e nada promete nem pede para si, apenas apresenta a quem o achou, seu extraordinário número musical. Seu espetáculo é um presente exclusivo.

Quem o encontrou, contudo, não atentou para o show, não se divertiu com o espetáculo, não curtiu as canções, nem saboreou a dádiva que estava recebendo. Tudo o que conseguiu enxergar, foi o tanto de dinheiro que ganharia explorando o privilégio.

Todos os dias somos brindados com pequenas maravilhas, tais como o sorriso das crianças; a gentileza com que somos tratados por quem nos atende; lindas árvores florescendo em nosso caminho para o trabalho; o degustar de um sorvete ou de uma comida realmente saborosa; o carinho da esposa(o) ou do namorado(o), dádivas que muita gente não valoriza. Para eles, só o que advém do ganho financeiro é reconhecível.

Algumas pessoas assumem o papel de provedores de tal forma, que em sua busca por dinheiro, deixam de ter tempo ou paciência para curtir o tanto que recebem de graça nos instantes de todos os dias. Falta-lhes percepção para curtir o agora e saborear o presente. Não o enxergam como um “presente” (uma dádiva), mas como um trampolim para o futuro, o qual temem e do qual se precaveem a cada instante.

Michigan oferece àquele que assume o papel de seu dono, o que tem de melhor: sua pequena e maravilhosa performance – única, pessoal e intransferível. Assim como não dá para economizar alegrias ou guardá-las para depois, é preciso desfrutar delas no agora, enquanto acontecem.

No terceiro filme de Nárnia, o Príncipe Caspian diz uma frase de profunda sabedoria: - Passei muito tempo querendo o que me foi tirado e não o que me foi dado... – tal como muita gente que passa toda uma vida procurando meios de conseguir o que lhes falta, deixando contudo de olhar, o tanto que recebem.

Viva (e vibre) cada instante do agora, fazendo dele um autêntico Presente. Uma vez que o futuro ainda não existe, planeje o que deseja ver acontecer nele, mas evite contudo, se pré ocupar (preocupar) com as coisas antes da hora. Vivencie-as apenas uma vez, quando e se estas se tornarem presente. Se o passado jaz no agora apenas como referência; não o trate como um par de algemas que o encarcerem em suas atitudes de hoje. Quanto ao presente, este sim está acontecendo agora!

Preste atenção e aproveite cada nuance de seus dias. Assim, quando você vivenciar seus pequenos instantes de maravilha, estará pronto para poder usufruí-los.

Carpe diem! (aproveite o dia).

Lucio Abbondati Jr

quinta-feira, dezembro 23, 2010

No 2 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 2, 3 e 4

Seguem aqui as atividades 2, 3 e 4, sugeridas ao público que compareceu à palestra “O CÉREBRO DO PRAZER – A CONEXÃO CRIATIVA”. Iremos postando semanalmente até que todas estejam disponíveis. Boa experimentação!!

Atividade 2: Faça uma “Colagem de Desejos 2”

Selecione imagens de revistas e jornais, fotos, palavras e textos que tenham significado para você, de coisas – um belo relógio, uma casa com varanda ou um perfume caro - por exemplo; de vivências – um navio ou avião, um lugar especial, um pedaço de mapa – representando viagens e mordomias. Enfim, experiências e objetos que você gostaria de ter, fazer ou mesmo ser. Monte essas imagens e cole-as na capa e contracapa internas de sua nova Agenda 2011. Abra-a sempre e mentalize seus desejos como já realizados. Lembre-se: espaço-tempo não existe. Capriche na sua “Colagem de Desejos 2”.

Atividade 3: Faça um “Mosaico Leve”

Ao invés de usar pastilhas cerâmicas e pedaços de ladrilhos, que necessitam de ferramentas adequadas para o corte, você pode utilizar papel. Corte em pequenos quadrados ou triângulos os mais variados tipos de papel e padronagem; podem ser de revistas, jornais, encartes, papel de presente o que a sua imaginação mandar.Desenhe um risco qualquer no papel base – que é melhor ter uma única cor – e imagine as cores e formas possíveis para preenchê-lo. Comece com um desenho simples – uma margarida ou um peixe – algo fácil para começar. Fica lindo, é extremamente lúdico, exige foco e dedicação, além de exercitar a visão espacial e a paciência. Divirta-se !

Atividade 4: Faça uma “Mandala”

Mandalas são desenhos, geralmente geométricos, circulares, que servem como exercício de auto-conhecimenrto, concentração e também para o desenvolvimento da espiritualidade. Conexão com o sagrado. Pode ser feito de várias formas: desenho colorido sobre papel com lápis ou tinta, usando diversos tipos de grãos coloridos e cola e aí a base pode ser cartolina mais grossa ou tela de pintura. Se quiser pode usar tecidos, como num patchwork, ou botões, ou mesmo papel recortado formando uma bela colagem. Experimente com vários materiais diferentes. E lembre-se: se quiser trabalhar o auto-conhecimento comece da área periférica para o centro – o self; se quiser se soltar mais, socializar, melhorar a comunicação, parta do centro – o EU -, para a área externa, os outros, o mundo. As possibilidades são infinitas. Descubra-as!

Alegria todo dia !

Lucio e Lucia Abbondati

quarta-feira, dezembro 22, 2010

LER INSPIRA AS CRIANÇAS

O Indigo Love of Reading Fund colocou na TV canadense, um lindo anúncio de estímulo ao hábito da leitura, para combater o abandono dos livros que vem ocorrendo ano a ano. Um cópia dele existe no Youtube, infelizmente, sem tradução.

Para os frequentadores do Multidéias, aqui está um presente de fim de ano: uma cópia especialmente legendada por nós, em português.

É uma peça de extrema sensibilidade, que valoriza o sentimento e a bagagem que se soma à quem faz da leitura, um hábito. Que possa inspirar a todos!


Lucio Abbondati Jr.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

PALESTRA KEN ROBINSON

Em nossa última palestra do dia 11 de dezembro, comentamos sobre Sir Ken Robinson e seu trabalho sobre a mudança no ensino formal, para atualizá-los às demandas necessárias não apenas da sociedade, como também do indivíduo. Ele vem sendo um agente transformador na educação em vários países do mundo e seu livro “O Elemento-Chave”, demonstra com muitos exemplos, como poderíamos estar vivendo em equilíbrio com nossas inclinações e aspirações, ao invés de lidarmos com a vida como um fardo.

Sua palestra no TED é tão inspiradora, que decidimos colocá-la aqui, já legendada em português, para que vocês também possam desfrutar de suas idéias. Que vocês também possam pensar em encontrar sua verdadeira e real inclinação na vida – Boa sorte!

Primeira Parte:

Segunda Parte:

Lucio Abbondati Jr

No 1 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA"

Nosso ciclo de palestras de 2010 sobre o “Cérebro do Prazer – A conexão Criativa”, findou de forma absolutamente maravilhosa neste sábado dia 11, no Clube Naval, em Niterói. Tivemos um auditório cheio e participante, com quem pudemos demonstrar as virtudes de desenvolver algumas atividades prazerosas para fixar o foco no presente, estimulando a utilização do hemisfério cerebral direito. Nossos sinceros agradecimentos às palavras de carinho e a receptividade com que nos receberam.

Tal como dissemos, começamos hoje a colocar aqui no blog, a seleção completa de atividades que foram sorteadas entre os participantes, de forma que todos possam ter acesso às outras sugestões:

1 - Faça uma "Colagem de Desejos"

Selecione imagens de revistas e jornais, fotos, palavras e textos que tenham significado para você, de coisas – um belo relógio, uma casa com varanda ou um perfume caro - por exemplo; de vivências – um navio ou avião, um lugar especial, um pedaço de mapa – representando viagens e mordomias. Enfim, experiências e objetos que você gostaria de ter, fazer ou mesmo ser. Monte essas imagens e cole-as num papel ou cartolina e coloque-a em um local visível, para que possa ver sempre e mentalize seus desejos como já realizados. Lembre-se: espaço-tempo não existe. Capriche na sua “Colagem de Desejos”.

Alegria todo dia ! Lucio e Lucia

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS