quinta-feira, maio 05, 2011

FOTOS DA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER" NA UNI LA SALLE

No dia 12 de abril de 2011, apresentamos em Niterói (RJ) mais uma edição da palestra “O Cérebro do Prazer – A conexão criativa”, desta vez na UNI LA SALLE - Institutos Superiores de Ensino.

Nela abordamos os conceitos do equilíbrio pessoal frente aos papéis que desempenhamos desde nosso nascimento, a importância da ludicidade no viver diário e no aprendizado, as condições que levam ao estresse e suas repercussões orgânicas, culminando com a apresentação de um passo a passo para a recuperação da qualidade de vida, do desempenho frente aos problemas diários, do humor e da saúde.

Gostaríamos de agradecer aqui, a gentileza e o carinho com que fomos recebidos, tanto pelo corpo docente quanto pelos estudantes de pedagogia, que partilharam conosco o seu interesse e dedicação, enriquecendo o evento. Abaixo seguem algumas fotos da noite:

(clique nas imagens para ver melhor)






Lucio Abbondati Junior & Lucia Vasconcellos Abbondati

segunda-feira, maio 02, 2011

ENTREVISTA SOBRE OS JOGOS - REVISTA DO JORNAL "O FLUMINENSE" - 01/05/2011

Aqui está a íntegra da entrevista que dei à revista do jornal O FLUMINENSE, no dia 01 de maio de 2011, sobre a importância dos jogos. Eu e minha esposa agradecemos a sua equipe, pela gentileza com que nos acolheu (republicada de nosso blog irmão Criador de Jogos)

( Clique nas imagens abaixo, para ver melhor )

















domingo, maio 01, 2011

RECONHECENDO VALORES

Há quem tenha a sorte de encontrar em suas vidas, algumas poucas pessoas que são ao mesmo tempo encantadoras, inteligentes e talentosas. Esta é uma combinação rara, pois o verdadeiro talento depende de uma série de fatores para se manifestar, como aplicar-se com afinco àquilo que melhor tem inclinação. Pode-se aprender uma técnica com bastante estudo e desempenhar uma função muito bem, mas talento é o que emerge apenas quando alguém diligentemente alimenta sua melhor aptidão com muita paixão. E isto só ocorre quando a pessoa se dispõe a seguir seus sonhos e metas pessoais, independentemente de condições externas à sua vontade. Eu encontrei alguém assim e como não tenho inclinação para a burrice, casei-me com ela. O mais incrível, é que este “pacote completo” vinha acompanhado por um senhor “bônus”: era e continua belíssima com o passar dos anos!

Minha amada esposa e parceira de todas as horas, a produtora cultural, escritora, palestrante, jornalista, radialista, apresentadora de TV e companheira no desenvolvimento de jogos (UFA!) Lucia Vasconcellos Abbondati, nasceu com inclinação para a fala e na TV ou no rádio, é imbatível. Apresentar qualquer programa a seu lado é fascinante, pois além dela ser capaz de discorrer sobre qualquer assunto com profunda naturalidade, elegância e visível conhecimento, transforma qualquer convidado em “amigo de infância”, em menos de dois minutos! Sua capacidade de obter confiança com sua simpatia e corresponder com gentileza e atenção ao que o entrevistado oferece, abre todas as portas para que uma simples conversa no ar se transforme em ouro. Lembro-me de um programa com o extraordinário Carlinhos de Jesus, onde ela o fez soltar-se para conversar com naturalidade e alegria sobre seu trabalho e história pessoal. Não foi necessário sequer que ele desse uma “canja” de seu talento com os pés, pois seu relato da visão da dança no mundo, sua passagem de pedagogo à carreira que realmente amava, fluiram com naturalidade e encantamento.

Estar ao lado dela apresentando um programa é ao mesmo tempo fascinante e desafiador, pois ela nos leva a querer ouvi-la falar sem interrompê-la, coisa que pode ficar complicada quando você também é um dos apresentadores. Nas centenas de programa que apresentei a seu lado, no rádio, TV ou palestras, fica evidente o que acontece quando colocamos alguém em seu meio natural – talento transborda e brilha.

O mesmo acontece quando a situação se inverte e ela ocupa o palco no papel de entrevistada, para surpresa de muitos apresentadores que já a tiveram como convidada. Mais de uma vez a vi sendo chamada a ilha de gravação após a entrevista, para ser indagada pelo diretor se ela não estaria interessada participar em alguma produção própria. Brinco com ela (mas aqui entre nós, falando muito sério) que casei com uma versão brasileira de Oprah Winfrey!

Estar a seu lado tem sido um privilégio há 23 anos e minha paixão por ela só faz crescer com o tempo. Definitivamente, sou uma pessoa para a qual a sorte sorri todos os dias.

Dedico este post a minha amada, por sua graça e talento. É com enorme prazer que desfruto de sua companhia.

Lucio Abbondati Junior

terça-feira, abril 26, 2011

REVISTA NOVA ESCOLA EQUIVOCA-SE SOBRE A LUDICIDADE

A prestigiosa revista NOVA ESCOLA de número 240, em sua matéria de capa "Idéias que jogam contra o ensino", marcou um retumbante gol contra ao afirmar ser um mito o fato de que “Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica” (14a afirmação da lista, na página 43). Ela sustenta que “atividades dinâmicas e divertidas” não garantem necessariamente o esforço cognitivo, força de vontade, disciplina, concentração e dedicação em sala.

O que a revista não explicita, contudo, é qual proposição pedagógica garante todas as condições acima descritas! Há algum método educacional ainda não divulgado que as assegure peremptoriamente?

Causou-me espécie a revista exigir isto da ludicidade, desqualificanda-o sumariamente como recurso pedagógico, pois ao que me consta, não há qualquer consenso na pedagogia até o presente momento, sobre um método que ofereça tais garantias – muito pelo contrário. Tudo o que se percebe atualmente, com certeza, é que a aula tradicional já não garante nada disso.

Supor que o esforço, a força de vontade, a disciplina, a concentração e a dedicação obtidas pela ameaça da reprovação, serão suficientes para obter a apreensão de conhecimentos, é ignorar ou desconsiderar sumariamente a forma como o cérebro humano reage. Qualquer um que for instado a aprender para passar em provas, sem qualquer percepção de aplicabilidade do conhecimento recebido, interação direta ou interesse, tal como é feito hoje na maioria das escolas, obterá apenas uma brilhante nota no currículo, seguida pelo apagamento da informação em sua memória, no findar do período de testes. Terá um canudo na mão e uma cabeça vazia, já que a mente humana é extremamente eficaz no descartar de tudo o que não suscita envolvimento.

Desconsiderar o desejo e a curiosidade como molas mestras do aprendizado, tal como a matéria sugere ao desqualificar a ludicidade como meio de ministrar informação, é persistir no erro que vem levando o nosso ensino e o de muitos países, para o abismo. As afirmações do texto me lembraram o preconceituoso lema estampado na sala de aula do filme Mathilda: “Se você está se divertindo, é por que não está aprendendo”.

Mesmo a França que um dia já foi berço da educação, só faz afundar nas avaliações do Pisa, ao persistir na utilização dos mesmos princípios aplicados hoje em escolas brasileiras: aulas maçantes, onde o professor fala e os alunos devem escutar calados e imóveis em suas carteiras, um conteúdo pouco ou nada estimulante.

O aprendizado que conta com mais receptividade por parte dos alunos, é justamente aquele que propõe uma participação interativa, envolvente e prazerosa na relação com o conhecimento, pois a mente humana se mostra receptiva a qualquer tema que suscite interesse no indivíduo. Há inclusive uma área específica do cérebro com esta finalidade, o hipocampo, que atuando como detector de novidades, ativa o interesse e a atenção pela liberação de dopamina. Brincar com possibilidades é uma ação educacional efetiva, prazerosa e estimulante para alunos e mestres, que gabarita maior retenção do conhecimento recebido.

Não é preciso muito esforço para perceber a diferença que um pouco de interatividade produz no ensino. Basta pedir que cada pessoa se lembre das aulas que se tornaram relevantes em suas vidas, entre tantas outras, para que se descubra que o que as destacou das demais foi justamente alguma nova forma de interação proposta pelo mestre. Esta ação pode ter sido uma brincadeira, um novo ângulo de introduzir um conteúdo, uma abordagem inesperada pelos alunos ou um procedimento que implicava numa mudança no padrão formal de ensinar. Perceba então, que o que tornou tais conteúdos marcantes em sua memória, foi justamente aquilo que também apagou nesta, as demais aulas ministradas de forma tradicional.

Em vista do que já se consagra hoje no campo da neurociência do aprendizado, com a clara evidência da relação existente entre o prazer e a retenção do conhecimento, faz-se necessário uma urgente revisão dos conceitos (e preconceitos) sobre a ludicidade, para evitar que se continue propagando que esta é pouco útil como ferramenta de ensino.

Jogos, brinquedos, ferramentas e atividades lúdicas são sim, instrumentos de interação extraordinariamente úteis ao processo educacional, que podem e devem ser cada vez mais usados para aumentar a eficiência na transmissão de conteúdos.

Lucio Abbondati Junior

terça-feira, abril 05, 2011

FOTOS DA PALESTRA NA LIVRARIA ARGUMENTO

Aqui estão algumas fotos da palestra que demos na Livraria Argumento da Barra da Tijuca, no dia24 de março de 2011. Agradecemos a acolhida e o público que ali nos prestigiou!! Foi um enorme prazer estar com vocês!
Lucio Abbondati Junior
(clique nas imagens para ver melhor)







PALESTRA NA UNIVERSIDADE LA SALLE ---------------------------- 12 DE ABRIL DE 2011

quinta-feira, março 31, 2011

PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI ------------------- 6 DE ABRIL DE 2011

sexta-feira, março 11, 2011

PALESTRA BEN ZANDER

Um dos indivíduos mais extraordinários que tive a oportunidade de descobrir, foi o maestro Benjamin Zander (ou Ben Zander, como é conhecido). Assisti há mais de uma década um documentário da BBC sobre sua vida, da série “The Works”, que levava o estranho nome de “Living on one buttock”.

Foi uma revelação! Nunca havia conhecido alguém com paixão maior por seu trabalho e mais ainda, pelo ato de ensinar, inspirar e alavancar a vida de seus alunos e ouvintes.

Na época, cheguei a gravar uma cópia do documentário, que mais tarde se perdeu (era VHS e mofou), mas a lembrança de suas palavras continua muito viva em minha memória. Se alguém tiver outra gravação, me avise!

Foi com grande alegria que descobri recentemente, que ele deu uma palestra no TED, em 2009 e esta se encontra na rede, com direito a legendagem em português (basta clicar onde está escrito em vermelho “View Subtitles” e escolher na lista “Portuguese (Brazil)”).

São vinte minutos, que valem anos de sabedoria. Eu aqui os presenteio com suas palavras!

Lucio Abbondati Junior

NOSSA MATÉRIA NA REVISTA DO GRUPO LET No 25 - FEV 2011

Este mês de fevereiro, tivemos o prazer de estar em uma matéria na Revista do Grupo LET, especialista em Recursos Humanos, falando sobre o processo criativo e como ele é importante para o desenvolvimento de nossa capacidade plena, tão embotada por rotinas diárias e obrigações.

Na matéria, que aborda nossa palestra mais recente “O Cérebro do Prazer – A Conexão Criativa”, comentamos como é importante para a saúde e o desempenho, reservar regularmente um tempo pessoal para o treinamento da capacidade adaptativa e da criatividade, utilizando jogos e hobbies. Atividades passivas como a TV e o cinema, apenas aliviam momentaneamente a sobrecarga imposta pelo stress, sem permitir maiores interações e repercussões no equilíbrio do indivíduo.

Já os jogos em grupo e as atividades manuais criativas, que desafiam e estimulam o lado direito do cérebro, estes sim, atuam de forma a gerar foco, desligando nosso sistema de prontidão hormonal, que, em virtude da hiperestimulação de obrigações, produz cargas hormonais maciças, que geram problemas para nossa saúde física, mental e emocional.

Ainda para ilustrar, a matéria cita algumas das atividades lúdico-interativas que sugerimos em nossas palestras. Convido a todos a lê-la. Aproveitem bem o seu dia!

(leia abaixo a matéria, clicando na imagen para ampliar)

domingo, março 06, 2011

PALESTRA NA ARGUMENTO 24 DE MARÇO 2011

(clique na imagem para ver melhor)

terça-feira, fevereiro 22, 2011

O TROFÉU PESSOAL, O EMAGRECER E O STRESS

Muitas pessoas imaginam que o emagrecer dependa apenas da redução da quantidade de alimentos ingeridos ou de exercícios, o que é um ledo engano.

O que mais importa no emagrecimento ou engorda, é a qualidade de vida a qual você submete seu corpo. Nossas glândulas supra-renais monitoram o dia a dia tentando nos proteger de agressões e riscos, produzindo hormônios que permitam nos defender.

Estilos de vida que impõem um corre-corre constante, numa sucessão de obrigações intermináveis com a casa, filhos, trabalho, contas, esposo(a)e demais compromissos, são considerados pelas supra-renais como agressão ao corpo e portanto, passíveis de reação imediata. Com isso, ela libera vários hormônios (adrenalina, aldosterona, etc) com atenção especial para o cortisol, que se torna elevadíssimo, aumentando a retenção de líquido, com mudanças de humor, estados depressivos, agressividade, impaciência, dificuldades do sono, aumento da fome, absorção e estoque de qualquer alimento ingerido, com consequente engorda.

Acrescentar uma dieta num cenário destes ou mesmo esforço físico em uma ginástica, só sinalizaria às supra-renais que a agressão ao corpo aumentou, pela impressão que está faltando comida onde o indivíduo vive, além do aumento do sacrifício do corpo pelos esforços dos exercícios, o que muitas vezes produz aumento de peso e não perda durante as dietas e ginástica, frustrando tantos esforços.

O que é necessário, na verdade, é produzir um intervalo diário (afinal, você está vivo todos os dias, não apenas nos fins de semana ou nas férias), de pelo menos uma hora por dia, para fazer algo que não é uma obrigação, mas um desejo pessoal.

O que quer que seja feito, deve ser manual (algo deve ser criado nesta hora), para que o foco da atenção se mantenha ativo em algo que não é uma obrigação ou compromisso. Deve-se estabelecer um envolvimento e interação, como num hobby.

E nada de permanecer espectador passivo em frente a uma TV, cinema ou apenas lendo nesta hora. Passatempos não contam aqui (o nome já diz tudo, eles só passam o tempo)!

Produzir um “troféu pessoal”, uma realização onde se possa focar a atenção, é essencial para lembrar que somos mais do que um poço de obrigações. Cada troféu realizado o lembrará de algo que deu certo, aumentando sua auto-estima e reconhecimento do próprio valor (ponha o que quer que você realize, em um lugar visível para si mesmo).

Durante este "intervalo de uma vida corrida", o sistema adrenérgico perceberá que você faz algo por que deseja e não porque é obrigado, suspendendo então o "módulo de batalha diário", com natural queda dos hormônios do stress e suspensão das ordens de estocar alimentos para emergências.

Produzo meus "troféus pessoais todos os dias, os quais me lembram que eu não sou apenas uma função e minha vida não se resume a uma sucessão de obrigações, mas também é um exercício diário, consciente, de minha própria vontade e desejo. E a cada troféu que produzo para mim, reafirmo meu próprio valor e capacidade.

Faça o mesmo você também e emagreça com muito prazer, além de fazer as pazes com o seu corpo, sua tranqüilidade e valor. Faça valer cada um de seus dias! Suas supra-renais agradecerão.

Lucio Abbondati Junior

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

No 6 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 14 e 15

Seguem aqui as duas últimas atividades, das quinze que sugerimos para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro, em nossa última palestra “O Cérebro do Prazer – A conexão Criativa”. Bom proveito e muito prazer a todos:

Atividade 14: Faça suas “Felicitações de Ano Novo”

No Oriente é costume escrever em pedaços de papel vermelho felicitações para o ano que começa. São como os marcadores de livros que geralmente usamos aqui, só que lá são feitos em papel vermelho – que é a cor da fortuna e da felicidade para eles – e escrito em tinta dourada com votos de fartura e prosperidade. As pessoas costumam fazer os seus e penduram em árvores nos escritórios e residências. É um costume bacana e as árvores ficam lindas, enfeitadas e o vento quando bate, espalha as boas novas. A idéia aqui é fazer o mesmo, só que usando papéis coloridos conforme o gosto de cada um. Pode-se escrever apenas uma palavra ou várias, uma mensagem, talvez. E claro, no Natal aqui em casa, aproveitamos a árvore e todos os amigos e parentes para compartilhar dessa delicadeza da alma. Capriche e chame as crianças para participarem da atividade, que vai se transformar numa deliciosa brincadeira.

Atividade 15: "Copie, torça, transforme, reinvente"

Uma maneira interessante de resgatar a amplitude mental e incrementar a criatividade é fazer uma releitura de algo que já existe. Por exemplo, pegue a cópia de uma pintura ou estátua famosa – “A moça do brinco de pérola”, “O nascimento de Vênus”, “Os girassóis”, “O pensador”, “A Vênus de Milo” e etc.; enfim, uma que lhe agrade e tente modificá-la. Pode copiar uma parte, mudar a cor da outra, acrescentar detalhes ou elementos, modernizá-la, o que quiser. Altere-a de várias formas diferentes. Pode usar suas habilidades manuais e/ou tecnológicas. Os resultados podem ser surpreendentes e é um excelente modo de começar a fazer, a se arriscar, e, com certeza, a gostar de inovar. Depois exponha os que mais gostar em um lugar de honra na sua casa. Divirta-se!

Se você tiver alguma atividade que queira nos propor, sinta-se à vontade para fazê-lo, compartilhando sua sugestão a todos e nós a colocaremos aqui. Vamos fazer delas, uma corrente de criatividade e prazer.

Alegria todo dia!

Lucio e Lucia Abbondati

sábado, fevereiro 12, 2011

No 5 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 11, 12 e 13

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 11 – Faça seu álbum de colecionador

Álbuns de figurinhas já foram um “must” entre crianças e adultos. Recentemente vimos este fenômeno acontecer novamente com os times de futebol na Copa do Mundo. Mas nem sempre fazem álbuns e figurinhas daquilo que apreciamos. Pois então, não espere pela publicação. Procure imagens daquilo que você aprecia, tem paixão, quer guardar para a posteridade. Hoje você pode usar a internet e as tecnologias existentes, como também pode procurar em revistas especializadas ou não, tirar fotos ou fotocopiar, enfim, ir montando suas figurinhas. Pense num tamanho padrão e no que você pode acrescentar de texto com curiosidades sobre elas. Podem ser animais, carros, motos, brinquedos, paisagens, pessoas importantes, momentos históricos, flores, frutos, o que você gostar. Aqui você deve usar o seu prazer emocional, com as habilidades necessárias de busca, seleção, reprodução de imagens e textos. Dedique seu tempo e energia em criar algo único, com significado e história para si mesmo. Uma maravilha!

Atividade 12 – Faça um Scrapbook na sua agenda 2011

2011 chegou e é hora de agenda nova e de por em prática a sua lista de compromissos para o ano. Que tal fazer de sua agenda um scrapbook? Decore com tudo o que você imaginar: coloque fotos das pessoas queridas no dia em que aniversariam; marque as datas especiais com imagens, palavras, fotos, papel de bombom, tíquet de cinema e teatro ou o convite para a festa. Tudo o que tenha um significado especial para você e que mereça ser lembrado deve estar marcado, bem bacana. Sua Lista de Compromissos deve estar visível durante todo o ano e não apenas no primeiro dia, que logo ficará para trás. Esta agenda deve ser mais do que papel com horas e compromissos a serem ticados. Esta agenda contará uma ano inteiro de sua vida. Mude a perspectiva. Comprometa-se a fazer bonito todos os dias.

Atividade 13 – Inspire-se! Descubra a sua “Master Idea”

Uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas é manter-se em “ESTADO DE MOTIVAÇÃO”, atento, energizado, em movimento. Para tal é preciso que se descubra sua “Master Idea”, sua idéia mestra, aquilo que te faz levantar da cama pela manhã, que te impulsiona - a paixão que dá significado a vida. Em primeiro lugar, precisamos descobrir o que nos emociona e quais são os nossos valores. Prepare uma lista com os 15 filmes que mais gosta, outra com os 15 livros, as 15 músicas mais marcantes, as personalidades e/ou líderes mundiais que lhe são caros, os exemplos a serem seguidos. Listas prontas, escreva porque cada um daqueles itens se encontra ali. Ao escrever, você verá um padrão se formar em cada lista: seus valores - aquilo que para você é importante, também ficará visível. Sua Master Idea estará esperando por você, para trazer mais inspiração e prazer a sua vida. Deixe tudo num lugar visível, em destaque, para que seja como uma bússola a guiar o seu norte.

Alegria todo dia!

Lucio e Lucia Abbondati

" O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA " - Sumário da Palestra

Em 2010 apresentamos cinco edições desta nova palestra, que interliga muitos dos conceitos que trazemos a público desde 2000, com as recentes descobertas da neurociência e da física quântica.

A ciência fundamenta hoje, aquilo que aprendemos em nossa experiência pessoal e profissional desde 1989: que as atividades lúdicas - os jogos e o fazer criativo, como os hobbies - são essenciais para um funcionamento pleno do cérebro, sua capacidade de aprendizado, reflexão e retenção de conteúdos, bem como para um viver saudável e produtivo, em uma vida cada vez mais longa.

Prazer é palavra-chave para vivermos atentos ao momento presente, sem deixar que as culpas do passado e medos do futuro inibam a manifestação de nossos talentos e capacidades, permitindo que possamos aprender o que realmente somos e o quanto valemos, independentemente dos inúmeros papéis que assumimos na vida.

Para podermos transformar um viver de “tarefas a cumprir” em uma existência única e magnífica, precisamos reconhecer que nos tornamos o resultado dos diversos equívocos de socialização, do atrasado processo de aprendizagem escolar, dos julgamentos alheios e de nossa qualificação de valores. É necessário percebermos que as regras que conhecemos e que nos guiaram até aqui, às quais alçamos a condição de guia, talvez não sejam mais válidas para este século XXI - um século que exige uma forma diferente de pensar. É preciso recuperarmos em nossas condutas, a prática da tentativa e erro, uma vez que só chega ao acerto, aquele que está preparado para errar. Quem não se dispõe a tropeçar, nunca aprenderá a andar.

A expressão “ser dono do próprio nariz” deveria propor mais do que ter a capacidade de pagar as próprias contas no fim do mês. Deveria dar condições apropriadas para se resgatar o poder de tomar decisões, saber avaliar e definir o que se deseja para si mesmo, permitindo-nos assumir totalmente nossos sucessos e eventuais fracassos, sem culpa por nossos erros.

Só a partir daí, iremos remodelar nossas condições de ser e viver um dia-a-dia prazeroso, produtivo, instigante, pleno de alegria nos relacionamentos, de valoração do trabalho realizado e de sonhos a construir.

Ser livre de verdade exige autoconhecimento, confiança em si mesmo, automotivação, poder decisório e resiliência. É preciso que conheçamos as bases sobre as quais nos apoiamos.

E isto pode ser recuperado e reestruturado, através de pequenas correções de curso na forma com que lidamos com o dia a dia. É o que apresentamos na palestra: “O cérebro de prazer - A conexão criativa”.


CLIPPING DE IMPRENSA (clique nas matérias para ampliar)



Lucio e Lucia Abbondati

CORRIDA DAS PALAVRAS - MAIS DE 100.000 UNIDADES VENDIDAS


A todos os que nos acompanham em nossas palestras e eventos, queremos dividir as boas novas de que nosso jogo Corrida das Palavras, licenciado e vendido pela fábrica Xalingo, atingiu em 2010 a marca de mais de 100.000 unidades vendidas no Brasil, caracterizando-se como um grande sucesso de vendas.

Aos que queiram saber mais detalhes sobre ele, basta clicar no link a seguir, que leva a nosso blog irmão Criador de Jogos (clique aqui)

Parabéns à Xalingo, que em seu trabalho e parceria, transformou-o em um sucesso de vendas. Nossos mais sinceros agradecimentos.

Lucio Abbondati Junior

domingo, janeiro 23, 2011

No 4 - ATIVIDADES PROPOSTAS NA PALESTRA "O CÉREBRO DO PRAZER - A CONEXÃO CRIATIVA" - 8, 9 e 10

Seguem aqui mais três atividades para estimular o uso da criatividade e o lado direito do cérebro:

Atividade 8: “Para o alto e avante!”

Esta era a frase favorita do Super-Homem nas décadas de 60,70. De lá para cá muitos heróis com super-poderes foram inventados. Se você pudesse, qual super-poder escolheria para ter? Voar, ficar invisível, ter super força, telepatia, super-visão ? Pense bem, você só pode escolher 1 super-poder. Pese prós e contras e ao escolher o seu super poder,escreva um texto explicando o porquê e o quê faria com ele. Este é um excelente exercício que une gerar hipóteses, avaliações, incrementa o poder decisório e a ação. Depois, se quiser, ilustre seu texto. Divirta-se!

Atividade 9: Escreva uma carta/e-mail especial

Esta atividade foi proposta pela Professora Marva Collins na década de 70 a seus alunos, rejeitados pelas escolas tradicionais, que ela, com seu método, levou ao máximo da eficiência. Aqui nós adaptamos. Pense num personagem de livro ou filme que foi tão marcante, que você gostaria de falar com ele/a. Pode ser para criticar, elogiar, aconselhar, trocar idéias, pedir explicações, o que for. Imagine que é uma pessoa real e então, escreva uma carta ou e-mail para esse personagem. Escreva de verdade, como se fosse possível uma resposta. E depois? Escreva a resposta, pense como aquele personagem. Este é um exercício incrível! Com grande força imaginativa. Comece, talvez seja difícil parar. Divirta-se!

Atividade 10: Partindo de um pensamento alheio

“...pois uma alma congelada não terá primavera.” Da ópera Orlando Paladino, de Joseph Haydn

Leia e releia a frase acima. Perceba seus significados. Sinta a poesia trágica nela contida. Agora represente-a visualmente. Procure imagens, faça colagens, montagens, acrescente desenhos e outras palavras e textos. Faça no real e também no virtual se desejar. Experimente! Veja como pode fazer muito com tão pouco. Use a frase como semente, plena de possibilidades.

Alegria todo dia !
Lucio e Lucia Abbondati

EXPERIMENTE !

Neste sábado, eu e minha família fomos Rio-Design na Barra da Tijuca, após o atendimento no consultório, num típico dia de verão do Rio de Janeiro: quente, muito quente.

Lá chegando, após uma deliciosa visita à Argumento para “garimpar” livros e um café, nos dirigimos ao Gula-Gula, para comer uma torta mousse de chocolate diet, que apaziguaria o calor, agraciando nossa satisfação com um saboroso carinho ao paladar.

Recebidos pelos garçons com a alegria de sempre (marca registrada dessa tão carioca casa), fomos então surpreendidos pela presença nestes, de um botom colorido no avental com a palavra Experimente!.

Aquilo nos chamou a atenção vivamente, pois eu e Lucia já havíamos ressaltado em nossas palestras, que as pessoas haviam caído nos marasmos do cotidiano, transformando seus atos diários em rotinas sem variações, recusando-se ou omitindo-se a experimentar todas as oportunidades que a vida oferece. Brincar com as possibilidades havia caído em desuso, pelo menos para grande parte da população, pelo medo que foi incutido em todos de testar o diferente, de provar “novos sabores” ou arriscar alguma atitude que pudesse acabar dando errado. Vende-se o consagrado, o que todo mundo faz, relegando-se ao diferente, uma gama de riscos e perigos que advém do desconhecido.

Pois é do desconhecido que vem toda a graça! Ninguém vai a um cinema para ver o que já conhece; um enredo sem novidades. Não se procura em uma companhia o que já se tem ou alguém desprovido de novos encantos.

Ao jogar-se um jogo, procura-se a surpresa, a capacidade de adaptar-se a ela e suplantá-la. Isto é que motiva jogadores.

Quando criança, o carrocel provoca interesse, pois é uma mudança de perspectiva no rodar e ver o mundo. Depois de um tempo, ele já não basta. Quer-se experimentar o novo, alimentar-se da emoção da descoberta e por isso, o carrocel e seu trajeto seguro e conhecido já não são suficientes. É a hora em que a montanha-russa passa a fazer mais sucesso, na busca por por um caminho não tão conhecido, que surpreenda e por vezes assuste, mas que nos encha de sensações.

Experimentar implica em tentar algo ainda não feito, arriscar com a possibilidade do erro, alcançar o acerto e saborear um novo gosto pela vida.

O botom “Experimente!” do Gula-Gula não podia ser mais assertivo: tente, faça o novo, prove um novo sabor, um novo prato, sai da “mesmice” e entre no terreno da novidade, algo que vale para a vida como um todo. Esta é uma ação que provê o cérebro de novas experiências e portanto, o mantém vivo, alerta e maravilhosamente alimentado.

Saboreando cada colherada daquela mousse de chocolate derretendo na boca, estimulando nossas papilas com sensações de prazer, saímos de lá renovados, prontos para experimentar com cada sabor novo que a vida nos oferece.

Obrigado ao Pedro e aos garçons, tanto pela a acolhida como pela nova reflexão que nos ofereceram. Certamente voltaremos, para “experimentar” novas degustações.

Lucio Abbondati Jr.

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